terça-feira, 24 de abril de 2012

Pirates of Silicon Valley: "bons artistas copiam; grandes artistas roubam"

O filme os piratas de Silicon Valley, um filme que retrata a ascensão não só das empresas Apple e da Microsoft, mas da informática em geral, a final contar a história dessas duas empresas é contar a história da infórmatica.
O filme conta desde o início mesmo, quando Bill Gates, Paul Allen (fundadores da Microsoft), Steve Jobs e Steve Wosniak (fundadores da Apple), ainda eram estudantes,
Mostra a vida delinquente que esses gênios tiveram, pois como é dito no filme sobre a vidas que eles levavam "as pessoas respeitavéis estavam preocupadas em fazer o que estavão acostumadas a fazer, que era serem respeitavéis, o que deixava o resto de nós livres para fazer o que faziamos de melhor, que era correr por ai feito loucos".
 O filme conta a história desses quatro de forma separada, mas que vão se emaranhando se iterligando até as duas se tornarem uma só.
A luta de Steve Jobs para conseguir fundos para começar a construir computadores, e como a Apple que começou na garagem dos pais de Stve, logo após de um investimento de 1/4 de milhão de dolares fez com que a empresa se tornasse a maior empresa de computadores da época.
Mostra como o sucesso, de uma ascensão tão rápida subiu a cabeça dele (Jobs), que como comentando com colegas do curso técnico em informática do CESC na ultima segunda (23) era um"cabeça de vento" apesar do gênio que era, a cabeça, "os pés no chão" da empresa era seu amigo Stve Wosniak como o próprio Wosniak do filme diz "sou apenas um pedal de freio enquanto você acelera contra a parede" quando Jobs começa a "enlouquecer", e logo que ele se demite da Apple a empresa começa a decair, se parte ao meio. Mostra os abusos cometidos por Jobs perante seus funcionários, Jobs que como nós mostra o filme era um homem que não sábia separar a vida pessoal da vida proficional, em diversas vezes em que ocorreram problemas em de caráter pessoal, Jobs saía dando "porrada" em qualquer funcionário que encontrasse pela frente. Era uma pessoa obsecada por "arte" e em distruir seu maior "inimigo" a IBM. mostra como ele "roubou" o mouse da Xerox, e utilisou em seu novo computador o Mac.
Mostra como Bill e Paul, correm pelo EUA atrás dos polos da informática da época, como construiram uma linguagem para o Altair, mostra a estratéja de Bill Gates que vendeu um sistema operasional (MsDos)para a gigante IBM sem ao menos telo, pois só depois a microsoft comprou um sistema a um preço ridiculo. e por fim como ele mesmo enrolou Jobs a entregar um mac. para a microsoft, que copiou alguns programas e até o sistema operacional deram uma "mexidinha" e falaram que era deles.
O filme ilustra a frase "ladrão que rouba, ladrão tem100 anos de perdão". ou como é sitado no filme "bons artistas copiam; grandes artistas roubam".
Umas das partes mais leguais do filme em minha opinião é já no final , quando Jobs volta a Apple depois de ser demitido, e  encontra com Gates, anos depois em uma "palestra" ou "video conferência".(da foto ao lado) a qual Jobs conversa com Gates que está atrás em um telão enorme, nesta época Gates comprou umas ações da apple, e ele fala algo como: "engrasado você e eu aqui".
Bom o filme é uma boa opção para aqueles que gostão e se intereção pelo assunto.

trailer do filme:



filme completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário