terça-feira, 22 de maio de 2012

As Crônicas de gelo e fogo.

As Crôncas de Gelo e Fogo (no original em inglês: A Song of Ice and Fire), a mais ambisiosa e  maior saga de fantasia desde O senhor dos anéis, escrita pelo americano George R. R. Martin, na minha opinião demorei muito para falar da melhor saga já escrita em miha opinião, e publicada pela editora Bantam Spectra (no Brasil pela editora Leya). Martin começou a desenvolvê-la em 1991 e o primeiro volume foi lançado em 1996. Originalmente concebida para ser uma trilogia, a saga agora consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados. Há também três contos derivados e algumas novelas que consistem de resumos dos romances principais.(fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Cr%C3%B4nicas_de_Gelo_e_Fogo)

Me lembro da primeira vez que vi um anuncio deste livro no site do senhor saraiva (livrarias saraiva) na época estava lendo percy jackson e os olimpianos, fiquei louco com a sinopse, e a arte da capa, mas nunca imaginei que ficaria mais impresionado ainda com o que se encontrava dentro das páginas de "guerra dos tronos" (do inglês game of thrones) o primeiro volume da série que era programado para ser uma trilogia como foi dito pelo wink.
Martin criou um mundo épico, muito complexo, os sete reinos de Westeros como o nome diz são 7, um rei e protetor de todo o teritório, e dentro deste reino outros verdadeiros reinos com seus "Lords" e dentro do território desses lords existem outros territórios menores que são vassalos desses lords.
Existe no extremo norte desses reino, uma enorme muralha de gelo (é difícil escolher um lugar dentro desse mundo o que mias lhe agrada, pois Martin criou esses mundo de uma forma tão maravilhosa que não há muito o que escolher todos os acontecimentos em todos os terrritórios acrescentam no contexto da história, mas na muralha é  onde em minha opinião em todos os 3 livros que li, os lugares que mais gostei acontecem na muralha ou para-lá-da-muralha) a muralha é guardada pela "Patrulha da noite" que são os únicos protetores do sete reinos contra o que há para-lá-da-muralha, a julgar pelo juramento dos irmãos negros que é o seguinte:
"A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada na escuridão. Sou o vigilante nas muralhas. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens. Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir."
Pode se diser que esses são os heróis dos sete reinos, que protegem westeros dos selvagens e dos "outros" os "caminhantes brancos" (que são criaturas sobrenaturais que existem para além da muralha) certo? Errado, Bom a patrulha da noite pode até ter cido isso a anos antes, mas na realidade de guerra dos tronos, eles são a escória dos sete reinos, compostos por bastardos e criminosos, e eles próprios não acreditam na existência dos caminhantes brancos.
Mas voltando a história do livro, Westeros agora é governada pelo rei Robert Baratheon, ele subiu ao trono com uma guerra civil na qual ele se ergueu contra quem governava os sete reinos, O rei louco, pondo fim assim ao dominio da disnatia Targaryen, no livro o rei Robert vai até Winterfel (território dos starks) com a notícia de que Jon Arryn a Mão do rei havia morrido (J. A. tinha cido como se fosse um pai, um amigo querido para esses dois, Robert Baratheon e Ned Stark, que eram amigos) e Robert faz a proposta para que Ned seja a mão do rei no lugar do falecido, Ned sabendo que não poderia recusar uma proposta do rei, parte com uma comitiva de nortenhos para Porto Real (castelo do rei), se despedem de Winterfel e partem para Porto Real, a história se desenrola, Ned Stark enfrenta pessoas traiçoeiras em Porto Real, enquanto descobre como foi que J.A. morreu, a descoberta que põe ele em risco, no fim o Rei morre caçando. E Ned Stark acaba morto também, a final "quando se joga o jogo dos tronos, ou você ganha ou você morre" - rainha Cersei Lanister. Na verdade não era para Ned ser morto (pelo menos eu esperava isso, pois ele parecia ser o protagonista da história) Cersei (viúva do falecido rei Robert) pretendia conseguir uma confição de traição pelo que Ned falou, mas o "filho" de Robert agora rei Joffrey, se mostra uma pessoa cruel, manda decapitar Ned em praça pública. Ai começa o que da a sequência aos outros livros da série "a outra guerra civil".
Esse livro passou para as telinhas, sim não para as telonas, para o cinema com geralmente acontece para com os livros, afinal um livro de 592 páginas com detalhes de um mundo toralmente novo, não poderia ser contado em no máximo três horas, afinal a HBO fez uma adaptação para a teve, uma série de dez episódios com 1 h de duração. e vou te dizer não ficou ruim não, a adaptação tirando algumas falhas ficou ótima.  




trailer season 1 Game of Thrones - HBO:




     

 Assista os episodios pelo: http://megaver.blogspot.com.br/2012/04/game-of-thrones-legendado.html

O segundo livro da série A Fúria dos Reis, a continuidade da saga, neste livro a guerra civil continua, os filhos de Ned Stark
 querendo vingança, e Robb Stark o jovem lobo é proclamado rei no norte por seus vassalos, e se levanta contra o rei Joffrey, os Lanister (parentes de jonffrey por parte da mãe Cersei Lanister, levantam estandartes a favor do rei Jonffrey) e os parentes paternos de jonffrey também certo? errado seus tios por parte de pai Stannis e Renly Baratheon, também se proclamam reis, Stannis por ser irmão mais velho e por alegar o mesmo motivo que levou a morte das duas outras mãos do rei Robert, a descoberta de que Jonffrey não era filho de Robert mais fruto de uma relação insestuosa entre os irmãos Cersei e Jaime (é um dos motivos para os críticos diferenciarem as Crônicas de Gelo e Fogo e O senhor dos anéis é o fato de que Martin ao contrario de Tolkien exagera um pouco nas "cenas" de sexo) e Renly apenas por achar que vai ser um bom rei se alto plocamam rei, assim os sete reinos de Westeros são banhados em rios de sangue.
 Tyrion Lanister um anão filho de Tywin Lanister, que é assim como Ned Stark era um dos protagonistas da história. "por que um homem pequeno pode fazer uma sombra grande" tirion se transforma na pessoa mais influente de Porto Real. ele Tyrion fica responsável por puxar as rédeas de seu sobrinho o rei Joffrey, ele que deveria ser rei, o cara é "Foda" o jeito que ele conduz as coisas lá em Porto Real é gênial as alianças que ele faz, o jeito que ele se livra dos traidores, como lida com sua irmã Cerse, planeja as defesas de Porto Real quando a guera chega as portas de Porto Real, e também ele é o personagem mais injustiçado da trama, pois além de nascer anão deformado, de sua mão morrer em seu parto, conferindo assim a ele o ódio de seu pai e irmã, ele luta para proteger o povo de Porto Real, que culpa a ele pela fome e miséria que se encontram, Tyrion além de planejar a defessa da cidade do rei participa ativamente na "batalha da água negra" quando Stannis tendo assassinado seu irmão Renly e conseguido a maior parte de seus vassalos vai para invadir Porto Real, mas Stannis leva uma surra humilhante do duende Tyrion que incinera a frota de Stannis e sai vencedor da Batalha. Na batalha Tyrion é ferido gravemente e fica entre a vida e a morte.
Enquanto isso na muralha, Jon Snow (olha aqui mais um dos protagonistas da história) o bastardo de Winterfel, sai em uma patrulha com 200 irmãos negros junto com o Senhor Comandante da Patrulha da Noite, investigar o desaparecimento de selvagens, os selvagens segundo se dizem estão se reunindo para atacar a Patrulha da Noite e invadir os sete reinos que estão em guerra.
Jon Snow se separa do grupo principal de patrulheiros e sai em uma outra excursão mais discreta com Qhorin Meia-Mão, ele recebe ordens de Qhorin para matá-lo se for preciso, para que os selvagens acreditem que ele virou a casaca assim ele poderia descobrir o que eles estão tramando. E assim se faz, ele "vira a casaca" graças a ajuda de Ygritte, uma selvagem a qual Jon antes havia deixado ela escapar, enquanto tinham dado ordens para que ele matasse ela, assim ele começa a se envolver com ela, e assim ele começa também a ter uma crise interna, entre Ygritte e seus votos e obrigações para com a Patrulha da Noite", em contra partida os outros irmão negros, sofrem um ataque dos "mortos que caminham" e são quase todos mortos, ali começam a aparecer novamente os "outros" os "caminhantes brancos".
Enquanto Rob Stark, o jovem lobo continua em sua campanha, sem perder nenhuma batalha, depois de perder Winterfel para Theon Grenjoy (os dois não se enfrentaram em batalha,por isso  Robb continua inviquito em batalhas, é confuso eu sei mas é verdade) quem ele próprio enviou de novo para perto de seu pai para fazer uma aliança com os Grenjoys, Robb que tinha a Theon como um irmão já que eles foram criados juntos  mesmo assim o Grenjoy se alia ao seu pai que se proclama rei das ilhas de ferro e do norte, Theon então toma Winterfel, e mata seus irmãos Bran e Rickon (que na verdade estão vivos, mas são dados como mortos). Mas Robb começa a perder a guerra não por isso, mas quando ele que prometido a uma moça Frey (o que acegura a aliança dos Starks com os Freys) se casa com uma outra moça e assim seu reinado começa a ruir.
Essa temporada também ja está disponivél como série da HBO, está que enquanto era escrito esse post não acabou ainda (também produsida em 10 episódios) já a mais falhas que a primeira temporada, com mudanças que eu e alguns fãs de GOT não aprovaram, mas se não for comparar com os livros também está sendo muito boa.
trailer season 2:


                           



Agora chegamos a um ponto das crônicas, que aqueles que lêem concerteza escutam "você é louco(a), nunca que eu ia lê um negocio deste, também as Crônicas de Gelo e Fogo volume três A Tormenta de Espadas, com suas 884 páginas é de assustar a qualquer um, eu por outro lado comprei meu volume na pré-venda ainda, e ao ver informações de que se tratava de tantas páginas fiquei mais ancioso para ler ainda, pois se tratando da escrita de Martin você fica querendo de que o livro não acabe nunca, e acredito que os outros que acompanharam as crônicas desde seu primeiro livro, no terceiro, você está tão envolvido na história que nem vê o tamanho do livro, talvez so repare quando a mão começe a doer por conta de ficar segurando um livro de mais ou menos 1kg por horas a fio.
Chegando nesta parte do livro é que você fala "Porra caralho", segundo a critica é ai que o filho chora e a mãe não vê, o livro quase pega fogo em suas mão, você é levado para um mundo que você já conhece, aonde a guerra, em qualquer lugar desse mundo, da muralha as cidades esclavagistas, as terras do rios as ilhas de ferro, o norte tomado. A terra sangra.
Neste livro Tyrion está se recuperando de seus ferimentos da batalha da água negra e é retirado do posto de mão do rei, ja que seu pai Tywin Lanister, vem assumir seu posto por direito como mão do rei, chegando como herói da batalha do água negra, os créditos de Tyrion pela batalha da água negra roubado por sua irmã, e a maneira genial que ele lidou com a situação em porto real não recebe credito algum. (o que eu falei sobre ele ser o personajem mais injustiçado da história), para piorar ele é culpado por um crime que não cometeu, o assassinato do rei Jonffrey, ele é preso e julgado, sua irmã faz de tudo para que ele seja conciderado culpado, e até quando ele não tem mais saida ele consegue ser gênial, como ultimo recurso ele pede julgamento por espadas (onde escolhen-se dois "campeões"para lutar pelos individuos envolvidos, e os deuses julgam quem é culpado ou inocente) sua irmã escolhendo o cavaleiro mais temivel de todos os 7 reinos "a montanha que cavalga" Gregor Clegane, um cavaleiro que so com a espada concegue decapitar um cavalo com um só golpe, Tyrion por sua vez escolhe a "vibora vermelha de dorne" o principe Oberyn Martell colocando assim em risco a aliança entre os lanister e dorne, e por sua vez colocando em risco a vida de sua sobrinha filha de Cersei que esta sobre proteção de dorne. Mesmo assim Oberyn morre, comprovando assim a culpa de Tyrion, antes de ele ter sua sentença cumprida, seu irmão Jaime, único de sua familía que parece ter algum sentimento fraternal sob ele, consegue fazer com que ele fuja, na fuga ele mata seu pai, "graças aos deuses aleluia", enfim parece que algum censo de justiça se passou pela cabeça de Martin, por que páginas antes, acontece o "casamento vermelho" uma daqueles motivos desta foto:

(o cara da foto, é George R.R.Martin), pois Robb Stark ao se casar com uma moça que não uma Frey como foi dito antes, ele ganhou o ódio da casa Frey, e seu exército já dividido graças ao regicida (Jaime Lanister) fica mais fraco ainda sem o norte tomado pelos Grenjoy no livro passado e assim ele que ja esteve próximo de ganhar a "guerra dos cinco reis", agora fica mais próximo de perde-la, e bola um plano para poder tentar voltar a ter a amizade dessa casa, oferece a seu tio Edemure Tully em casamento a moça Frey, acontece que os Frey juntamente com os Lanister planejam o fim dos Stark, e assim se faz, Robb é morto neste casamento assim como seu exército que é massacrado, o que faz você ficar "Why? Why? Gods Why"
Assim acaba o reinado do Jovem Lobo, um dos principais personagens da históia.
No extremo norte, Jon Snow (espero que esse não morra) continua em marcha junto com os selvagens, junto com sua amante Ygritte, eles escalam a muralha de gelo e planejam atacar a Patrulha da Noite (o que restou dela) depois de uma chance única ele Jon consegue escapar dos selvagens, e reencontrando seu juramento e chegar a patrulha e avisa-los dos selvagens, com isso a patrulha se organisa e consegue proteger a muralha, e começam a organisar para se defender do grosso do exército do rei-pra-la-da-muralha sob o comando de Jon, eles conseguem, é muito legal o que os irmão negros passam até que o rei Stannis aparece para salvar o dia ou neste caso a muralha, Jon acaba nesse livro se tornando o Senhor Comandante da Muralha (e espero que ele não mora).
É claro que esse post está cheio de spoilers, mas é claro que não foi contado nem a metade do que acontece nos sete reinos, e varias histórias de personagens principais acabaram por ficar fora deste post, a história é muito rica vale muito a pena ler as Crônicas de Gelo e Fogo.
que esta aberta ainda a história dos  reinos não acabou ainda, eu mesmo estou com o quarto volume da série em minha prateleira, estou me segurando com outros livros muito bons também estou querendo ler os dois próximos juntos "Festin de corvos" e "Dança de Dragões", quando lê-los atualizarei esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário